Tipo:
Finalidade:
Cidade:
Código:  
  Boa Madrugada, hoje é dia 29 de Outubro de 2020 - Itapira / São Paulo
vendas@mrinvestimentoimobiliario.com.br
 
 
  ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS E ASSOCIAÇÕES DE PROPRIETÁRIOS
  ANÁLISE E INDICAÇÃO DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS
  CONSULTORIA JURÍDICA IMOBILIÁRIA
  ESTRUTURAÇÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS
  ESTUDO DE VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTOS
  GESTÃO DE VENDAS DE EMPREENDIMENTOS E ADMINISTRAÇÃO DE CARTEIRA
  PROSPECÇÃO DE ÁREAS PARA EMPREENDIMENTOS
  VENDAS DE EMPREENDIMENTOS
  Notícias
  Links Úteis
redesp_facebook.pngredesp_instagram.png
  Notícias  
26/01/2018
Artigo publicado na revista Condomínios
Nova lei institui os condomínios de lotes e traz alternativa para registro das construções
 
Confira o artigo do advogado especializado em Direito Imobiliário e sócio-proprietário do Grupo MR, Miguel da Silva Ribeiro, sobre a nova lei dos condomínios de lotes, publicado na edição 23 da revista Condomínios da Baixa Mogiana, de dezembro de 2017:


Nova lei institui os condomínios de lotes e traz alternativa para os registros das suas construções
 
Muitos proprietários de imóveis em residenciais de casas, constituídos na forma de condomínios, têm enfrentado dificuldades no momento de averbar suas construções junto aos Cartórios de Registros de Imóveis em virtude das determinações da Lei 4.591/64. Isto porque, as frações ideais de cada casa sobre o terreno e demais coisas comuns eram determinadas de acordo com a área construída de todas as casas do residencial. Logo, sempre que houvesse o aumento ou diminuição da área construída de uma casa do residencial, automaticamente haveria alteração das frações ideais de cada uma das demais casas, obrigando que fosse realizada a modificação da especificação de condomínio toda vez que ocorresse esta situação, o que dependia da anuência de todos os proprietários de imóveis no residencial, tornando tal providência um tarefa extremamente difícil.
 
Ocorre que, em 11 de julho de 2017 foi promulgada a Lei Federal nº 13.465/2017 que, em seu artigo 58, acresceu nova Seção ao Código Civil, criando o artigo 1.358-A, que cria a figura do Condomínio de Lotes, cuja validade e existência era muito discutida.
 
O novo artigo 1.358-A do Código Civil institui que "pode haver, em terrenos, partes designadas de lotes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum dos condôminos.
 
Assim, passou a ser possível a existência de condomínios apenas de lotes, sem a obrigatoriedade da existência de projeto de construção sobre cada um dos lotes. Até então, não raramente, a comercialização destes condomínios era feita por meio da venda de lotes com um projeto de construção pequeno, algumas vez de uma edícula, apenas para dar cumprimento à Lei 4.591/64, em outros casos, a empreendedora vendia apenas o lote e a execução do projeto da residência ficava a cargo do comprador que, na maior parte das vezes, alterava o projeto existente.
 
A fim de dar solução ao problema das modificações das frações ideais a cada aumento ou diminuição das áreas construídas, foi criado o parágrafo 1º do mesmo artigo 1.358-A que estabelece que "a fração ideal de cada condômino poderá ser proporcional à área do solo de cada unidade autônoma, ao respectivo potencial construtivo ou a outros critérios indicados no ato de instituição.
 
Desta forma, a fração ideal deixa de ser necessariamente determinada pela área construída, podendo ser determinada pelo tamanho dos lotes. O benefício neste caso é que, uma vez determinando-se a fração ideal pelo tamanho do lote, as modificações das áreas construídas não acarretará a alteração das frações ideais do condomínio, consequentemente não implicará na necessidade de alteração das especificações do condomínio junto ao Cartório de Registro de Imóveis.
 
Para os condomínios já existentes bastará que seja feita a alteração da especificação condominial apenas uma vez, de forma a estabelecer que as frações ideais passarão a ser determinadas pelas áreas dos lotes. Feito isto, passará a ser possível a averbação das construções nas matrículas dos imóveis sem a necessidade da anuência dos demais condôminos.
 
Com o surgimento desta nova Lei, a tendência é que novos condomínios de lotes surjam constituídos dentro deste novo parâmetro.
 
 
 
  Artigo: Miguel da Silva Ribeiro/ Imagem: divulgação revista Condomínios da Baixa Mogiana

 
 
 
Outras Notícias
08
06
Atletas MR Ciclismo superam circuito duro na 2ª etapa
[+] saiba mais
04
10
Ministério das Cidades implanta faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
[+] saiba mais
16
06
CRÉDITO IMOBILIÁRIO ALCANÇA MELHOR MARCA EM 20 ANOS
[+] saiba mais
07
04
Ivan Albano é tricampeão do Ultraman
[+] saiba mais
14
04
Patrocinadora, MR faz doação de equipamentos hospitalares
[+] saiba mais
06
06
MR é a nova patrocinadora da Equipe de Ciclismo de Mogi Mirim
[+] saiba mais
28
09
Ivan Albano disputa Mundial do Ironman no Havaí
[+] saiba mais
06
10
Índice de Confiança da Construção (ICST) sobe e atinge o maior nível desde junho de 2015
[+] saiba mais
13
10
Ivan Albano é 8º melhor brasileiro no Mundial do Ironman
[+] saiba mais
17
11
Crédito imobiliário da Caixa tem novas taxas
[+] saiba mais
 
Voltar
  • Olá, Como vai?

    02:32

  • Tem alguma dúvida, gostaria de mais informações?

    02:32

  • Entre em contato via whatsapp

    02:32

icone-whatsapp 1
  Quem Somos  |  Pesquisa Completa  |  Vender Meu Imóvel  |  Notícias  |  Links Úteis  |  Fale Conosco
(19) 3569-7003
 
MR
    Especialistas em Negócios Imobiliários

contato@mrinvestimentoimobiliario.com.br | vendas@mrinvestimentoimobiliario.com.br
www.mrinvestimentoimobiliario.com.br
Unidade Itapira: Rua Cristóvão Colombo, 20 - Nova Itapira - CEP 13974-230 - Itapira/SP- Fone: (19) 3843.3898 | 3843.3899 | 99203.8880
Unidade Mogi Guaçu: Rua John Fritzgerald Kennedy, 80, sala 2 - Jd. Centenário - CEP 13845-232 - Mogi Guaçu/SP - Fone: (19) 3569.7003 | 3806.2555
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias