Confira matéria do Residencial Fazenda Paineiras, administrado pelo Grupo MR, publicada na edição 27, de Dezembro de 2018, da revista Condomínios da Baixa Mogiana:
Residencial Fazenda Paineiras
Investimento em segurança, com tecnologia de ponta
Mais uma vez o Paineiras sai na frente e investe em tecnologia de ponta. Visando oferecer ainda mais segurança e comodidade aos seus moradores, o residencial está realizando grandes investimentos nas áreas de segurança e internet. Em um projeto integrado, será instalado um sistema de monitoramento por câmera, com utilização de fibra ótica.
Serão instaladas mais de 50 câmeras, com sistema de análise de vídeo, em todo perímetro do residencial, além de 10 km de cabeamento de fibra ótica para telefonia e internet. Isso permitirá não apenas oferecer internet banda larga de altíssima qualidade aos moradores, como interligar todo o residencial à portaria, com um sistema de interfonia. E, para otimizar o projeto, na mesma estrutura de fibra ótica serão conectadas as câmeras.
Segundo Eduardo Suarez Castedo, proprietário da Escnet, integradora de soluções de segurança à frente da iniciativa, este será o projeto mais moderno da região. “O Paineiras conta com o que tem de melhor em segurança. A diretoria se posiciona à frente dos demais nisso”, ressalta Castedo, que atende diversos loteamentos de alto padrão da Baixa Mogiana.
Estatísticas apontam que um porteiro não é capaz de observar com eficiência mais de oito câmeras simultaneamente. Por isso, o Paineiras optou por um sistema de câmeras com tecnologia capaz de analisar automaticamente os vídeos. Ou seja, o próprio software da câmera e do servidor vai analisar a imagem e enviar alertas de movimentos suspeitos ao operador do circuito fechado de TV para ele tomar as medidas cabíveis. Um ponto importante: tudo será gravado.
Das câmeras que controlarão o perímetro, algumas serão fixas, instaladas no muro, e outras móveis, de 360° de rotação, instaladas em postes. Estes equipamentos, de uma linha profissional e fabricante especializada em soluções de ponta, ainda contam com outro diferencial: são todos IPs. Cada câmera tem um endereço de rede e pode ser conectada no computador ou configurada independentemente do sistema. Com uma vantagem: com equipamentos IP, a interfonia também será IP.
A utilização da fibra ótica para atender esse sistema integrado também tem seus benefícios. Como não transmite energia elétrica, ao contrário dos tradicionais cabos metálicos, a fibra ótica reduz drasticamente as chances de queima de equipamentos em casos de descargas elétricas.
O mapeamento dos pontos de instalação das câmeras já foi feito. As obras para instalação da fibra ótica tiveram início em novembro e o projeto completo deve ser entregue em 180 dias.
Fonte: Depto. de Comunicação MR/ Imagem: Revista Condomínios da Baixa Mogiana ed. 27